Correio Popular Notícia




PREOCUPAÇÃO
Nível do Rio Madeira sobe dois metros e mobiliza defesa Civil

Data da notícia: 2015-01-07 11:52:41
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em Porto Velho informou na tarde desta segunda-feira (5), que a cota do Rio Madeira no distrito de Abunã, a 200 quilômetros da capital de Rondônia, sentido Acre, está com cerca de dois metros acima do nível em relação ao mesmo período de 2014, quando ocorreu a enchente histórica. O fato é preocupante e faz com que o órgão tome algumas providências para minimizar os impactos, caso ocorra outra grande cheia.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Pimentel, disse que já mobilizou sua equipe de técnicos para recadastrar todas as famílias que poderão ser impactadas na localidade e região. Além disso, a equipe fará uma avaliação geral da situação no distrito, inclusive de prováveis locais aonde as famílias que por ventura vierem a ficar desalojadas poderão ser abrigadas com segurança.
Pimentel também afirma que, de acordo com as previsões do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o nível do Rio Madeira vai atingir seu maior pico do final de fevereiro para março, mas nada que indique uma nova enchente. ?Estamos bastante preocupados e atentos para tomar todas as medidas possíveis. Acreditamos que essa elevação da cota do Madeira, principalmente na região de Abunã, seja devido à grande quantidade de sedimentos deixada pela cheia do ano passado, fazendo com que o leito do rio ficasse um pouco mais raso?, avalia.

Alerta
Diferente do que ocorre na região de Abunã, no médio e baixo Madeira a situação do rio ainda não causa preocupação. De acordo com José Pimentel, na tarde desta segunda-feira, a régua que marca o nível das águas do Rio Madeira registrava 13,16 metros, apenas 16 centímetros a mais que o mesmo período do ano passado. ?Estamos monitorando o nível do rio diariamente e as informações do Sipam. Se houver necessidade, colocaremos nosso plano estratégico em ação?, garante.
?Foi atuando de forma preventiva, sempre atenta ao volume de água do Rio Madeira, que a Defesa Civil junto com órgãos parceiros e voluntários conseguiu atender as famílias impactadas em 2014, de tal forma que nenhum óbito foi registrado?, finalizou.

Fonte:






Noticia vista 1336 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.